2. »
  3. Destaque
  4. »
  5. Prefeito e vereadores de Riachão das Neves tomam posse; veja lista de eleitos

Prefeito e vereadores de Riachão das Neves tomam posse; veja lista de eleitos

O novo prefeito de Riachão das Neves, Miguel Crisostomo (PSD), toma posse nesta sexta-feira (1º). Além dele, 11 vereadores assumem o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2021-2024.

O prefeito Miguel Crisostomo Borges Neto tem 47 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de prefeito e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 888.000,00. Já o vice Moab (Moab Nascimento de Santana), do Republicanos, tem 37 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de advogado e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 186.000,00.

O prefeito e os vereadores do município foram eleitos em novembro do ano passado. As maiores bancadas serão do DEM, MDB, PSB e PTB, com 2 vereadores cada um.

Cabe ao prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

Há a possibilidade de vereadores deixarem os cargos para assumir funções na prefeitura. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente.

Os vereadores de Riachão das Neves vão representar 22.334 habitantes. A cidade baiana tem um PIB de R$ 663.994.762,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,578, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Veja quem são os vereadores eleitos:

Fabio Dias, do PTB, tem 33 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de servidor público municipal e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 160.000,00.
Sandra de João José, do PTB, tem 41 anos, é viúva, declara ao TSE a ocupação de professora de ensino fundamental e tem superior completo. Ela tem um patrimônio declarado de R$ 35.000,00.
Théo Marques, do PSDB, tem 44 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de pecuarista e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 570.000,00.
Claudia da Saúde, do PSD, tem 45 anos, é casada, declara ao TSE a ocupação de agente administrativo e tem ensino médio completo. Ela não declara nenhum bem como patrimônio.
Abdiel Serpa, do PSB, tem 57 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de agricultor e tem ensino fundamental incompleto. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 2.135.000,00.
Elias Borja de Magalhaes, do PSB, tem 39 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de professor de ensino médio e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 50.000,00.
Abrahão Magalhães, do PP, tem 69 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 215.000,00.
Nascimento Barboza, do MDB, tem 68 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de técnico de enfermagem e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 100.000,00.
Dr Daniel Correia, do MDB, tem 53 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de advogado e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 1.037.000,00.
Sandro de Elza, do DEM, tem 39 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de motorista particular e tem ensino fundamental incompleto. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 226.000,00.
Carlinhos da Branca, do DEM, tem 41 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem superior completo. Ele não declara nenhum bem como patrimônio.